terça-feira, 14 de abril de 2009

Abóbora Divina

Eu adoro doces de abóbora, de todos os tipos!
E o que dizer da cor deste doce?
"Cor de abóbora"!
Uma cor vibrante! viva! Linda!

Comer doce de abóbora me dá a sensação de estar comendo a própria "cor abóbora"!


Ah! dizem ainda, que as abóboras se transformam em carruagem...



Abóbora japonesa recheada com pudim de Leite Condensado e assada.

Ingredientes

1 abóbora japonesa (1 kg)

2 colheres (sopa) de açúcar

1 lata de leite condensado

a mesma medida (da lata) de leite

3 ovos

Lave a abóbora e faça um corte na parte superior, retirando a tampa com cuidado e eliminando as sementes. Lave a abóbora por dentro e leve-a ao fogo em uma panela grande com água pela metade. Tampe e cozinhe por cerca de 25 minutos, sem deixar amolecer demais. Retire do fogo e escorra. Polvilhe o açúcar por todo o interior da abóbora e reserve. Bata o leite condensaso, o leite e os ovos no liqüidificador, sem deixar bater demais. Despeje o creme dentro da abóbora em duas etapas: coloque a metade, espere cerca de 5 minutos e complete com o restante. Coloque a abóbora em uma assadeira retangular média. Leve ao forno médio (180 °C), pré-aquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que o pudim fique firme. Retire e deixe esfriar. Leve à geladeira por 1 hora. Corte em fatias e sirva.

Dicas
- Se preferir, faça o cozimento inicial da abóbora no forno. Embrulhe a abóbora em papel de alumínio e leve ao forno médio (180°C), por cerca de 40 minutos, sem deixar amolecer demais. - Se quiser, polvilhe a abóbora com uma colher (chá) de canela em pó junto com o açúcar. - A abóbora japonesa pode ser substituída por uma moranga pequena. - Coloque o creme dentro da abóbora em duas etapas: coloque a metade, espere cerca de 5 minutos e complete com o restante.
- Pode-se servir com sorvete de creme, fica uma perdição de gostoso!

Microondas

Lave a abóbora e retire uma tampa com cuidado. Retire as sementes, coloque a abóbora em um recipiente refratário raso, com a abertura para baixo e cozinhe por cerca de 8 minutos na potência alta. Retire e polvilhe o açúcar por todo o interior da abóbora e reserve. Bata o leite condensado com o leite e os ovos no liquidificador, sem deixar bater demais. Coloque o creme dentro da abóbora e volte ao microondas por cerca de 20 minutos na potência média ou até que fique firme.

Rendimento : 10 porções

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cupcakes para uma Julinha





O desafio da escola da minha filha, era levar uma receita colorida para às crianças experimentarem, já que o projeto a ser estudado são as CORES.


Ela tem apenas 3 anos, fazendo parte portanto, do chamado hoje de Infantil 3.


Mesmo nesta idade,na escola em que estuda, as crianças, antes de iniciarem as atividades diárias, sentam-se em almofadas no chão, para o que eles chamam de "Assembléia".


Esta assembléia serve para que as próprias crianças ( direcionadas pela professora) definam como serão trabalhados os conteúdos.


Esta linha pedagógica é o que se chama de PEDAGOGIA DE PROJETOS. Tem-se então um determinado assunto ou conteúdo a ser trabalhado, mais a forma com que ele será trabalhado é bem dinâmica e variável.


Este tipo de aprendizagem é, a meu ver, perfeito para os dias de hoje, em que a interatividade e toda a tecnologia que permite esta interatividade, são uma realidade bem presente na vida de todas às crianças.


Fico imaginando também, o tipo de pessoas e até mesmo profissionais que se formarão apartir deste tipo de ensino.


Penso que uma criança, que desde cedo pode, e é incentivada a participar ativamente da construção da própria aprendizagem, adquire um gosto por aprender que perdura por toda vida.


Além do que, será uma pessoa que desenvolverá de forma muito natural as habilidades da fala, do ouvir o outro, e muito provavelmente será um adulto que desconhecerá o medo de colocar-se diante de uma ou várias pessoas.


Enfim, fiquei muito feliz de poder também contribuir de alguma forma com esta linda brincadeira, que é o BRINCAR DE APRENDER.


Como toda criança, minha filha também é muito curiosa. Então ,desde muito pequena, eu a coloco em cima de uma cadeira, próxima a bancada em que eu cozinho.
Já havíamos feito cupcakes antes, e a hora mais divertida é de decorá-los. Adoro comprar vários tipos de confetes para colocar em cima dos bolinhos. Mais desta vez, optei por colocar apenas de um tipo, afinal, quem tem crianças sabe que eles sempre irão querer o bolinho do amigo, que é diferente do seu. Então, para dar mais tranquilidade para as "profes", decoramos todos os bolinhos igualmente, com confetinhos coloridos.


Segundo à professora e à própria Julinha à receita foi um sucesso! Uma alegria só! como só poderia ser mesmo, quando se juntam crianças com bolinhos coloridos de chocolate!


Aliás, como a Julinha mesmo disse:


-todo mundo ficou "mequéla"! ou seja, todos ficaram MELECADOS!!!!

Uma MEQUELICE DELICIOSA E MUITO DIVERTIDA !!!!!!!!!!






Então, prepare-se porque a MEQUELICE VAI COMEÇAR!!!!!
Ingredientes:
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de nescau
  • 2 xícaras de água à temperatura ambiente (se o dia estiver muito frio, amorne um pouco à agua, tendo o cuidado para não deixá-la quente demais)
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher de fermento em pó
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes na batedeira, deixando o fermento em pó por último.
Bata até fique bem homogêneo. Coloque diretamente nas forminhas de papel.
Asse em forno pré-aquecido em temperatura baixa, até 180 graus.
Cobertura
A de brigadeiro, é claro!
Afinal, os cupcakes são para as crianças, mais quem não gosta?
Leve ao fogo baixo, 1 lata de leite condensado, 1 colher de margarina e 4 colheres de nescau. Mexa bem, até que comece a desprender do fundo da panela.
Cubra os cupcakes com esta cobertura e chame a criançada para ajudar a decorar!!!!!!!!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Arroz branco com filés de lombo ao molho agridoce e maçã

Este tipo de receita é o meu favorito pois você tem em um único prato, uma refeição completa. Podendo apenas, se você preferir, servir com algum tipo de salada.
É uma receita prática, e não é demorada visto que no final você terá sua refeição toda de uma só vez.
Meu marido adora esta receita, e é claro que quando faço preciso aumentar um pouquinho as quantidades visto ele gostar tanto!
O prato fica mesmo delicioso, mais o perfume que exala desde o primeiro momento do cozimento é absolutamente maravilhoso! indescritível!
E, as misturas da ameixa com o arroz, a carne, e a maçã ficam com um gosto único! Aliás, só a maçã, assim tostadinha na manteiga, fica com uma textura e um gosto deliciosos!
Mais uma coisinha só, seria de se esperar que este prato não agradasse às crianças, entretanto isso não ocorre aqui em casa, já que minha filha tem 3 anos, e igualmente adora! Aliás, essa é uma ótima forma de servir maçãs às crianças, já que elas ficam molinhas e docinhas.
Quanto à mim, nem preciso dizer que, como toda mãe de descendência italiana, a alimentação da família é uma coisa muitíssimo importante. Então, ver minha filha comer com tanto gosto me faz a mãe mais feliz do mundo!!!!!!!!!
Porque, sinceramente gente, só quem é mãe sabe (e isso não importa a descendência), que não tem coisa mais frustante do que você fazer aquela comidinha caprichada, e seu lindo pimpolho torcer o nariz e fechar a boca, não é mesmo!?


Ingredientes para 4 pessoas:


320g de arroz parboilizado
4 filés de lombo de porco
12 ameixas-pretas
2 maçãs
800 ml de caldo de legumes*
100 ml de vinagre balsâmico
50g de manteiga
Azeite de oliva extravirgem
Sal
Pimenta-do-reino preta


*para caldos prontos, use 1 ½ litro de água para cada cubinho



Modo de preparo:

Numa frigideira grande, refogue os filés de lombo com 3 colheres de sopa de azeite. Quando estiverem dourados, acrescente as ameixas-pretas, o vinagre balsâmico, o sal, a pimenta e 1 concha de caldo de legumes quente. Tampe e cozinhe por 30 minutos, adicionando mais caldo se necessário.

Quando os filés estiverem na metade do cozimento, comece a preparar o arroz. Lave-o em água corrente, escorra e frite-o numa panela juntamente com 1 colher de sopa de manteiga.
Despeje 600ml do caldo quente, leve à fervura, tampe e cozinhe em fogo médio por 18 minutos até que o líquido tenha sido totalmente absorvido.

Descasque, lave e corte as maçãs em fatias de 1cm de espessura. Refogue-as em 20g de manteiga, virando-as com a ajuda da espátula. Junte o arroz, já cozido, o resto da manteiga, ajuste o sal e raspe com o garfo para que os grãos não fiquem grudados uns nos outros.

Componha o prato, colocando ao lado do risoto os filés de lombo alternados com as fatias de maçã, salteadas na frigideira. Guarneça com as ameixas. Sirva bem quente.