segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amigos sim. Família sim. Família sim. Amigos siiiimmmmmm

Amigos são a família que a gente escolhe.
Frase tão antiga quanto verdadeira.

Então era final de julho, final de festas juninas e julinas.
Final de férias e logo logo começo de outro semestre.

Muito bom isso de semestre, a gente fica com a sensação de um ano inteiro dentro de um semestre e todos os acontecimentos parecem ainda mais intensos.

Intensos como tem sido os últimos anos...

Renascemos assim, de tempos em tempos no mesmo corpo !!!
Como a lagarta que se transforma em borboleta, só que ainda melhor já que podemos renascer cada vez com um matiz de cores diferentes!

Mais uma prova de que o tempo é relativamente "relativo" , sendo redundante de propósito e sem nenhum  medo de ser feliz!!!
Um dia um amigo dizia : "Vivemos um tempo em que todos somos uns mestres dos outros".

 Por isso quero agradecer também aos "meus mestres", pessoas que de alguma forma me fizeram aprender algo através de um gesto ou palavra, ou ainda simplesmente através da sua sutil presença.

Aos amigos, aos companheiros de caminhada,  aos que compartilham comigo de sonhos, de projetos, e de vida!
Que façamos da nossa caminhada um lugar certo de volta... toda vez que precisarmos.
Que a gente encha de flores esse caminho que estamos construindo, e que nós próprios sejamos as borboletas a retornar sempre !!! Mas cada vez com um desenho de um colorido diferente.

Que nossos sonhos sejam feitos projetos.
Que esses projetos tornem-se realidade e cumpram seu
objetivo máximo que é o de efetivamente levar luz a qualquer um que precisar.

E quanto aos espinhos...bom ! Que bobagem ! Nada de mais umas espetatinhas neles ! São eles que nos fazem crescer!






Cupcake de Maçã com Canela e Açúcar Mascavo





INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de canela em pó
3 ovos
3 maçãs grandes

PREPARO:

As maçãs devem ser descascadas, as cascas serão batidas no liquidificador, e as maçãs descascadas devem ser cortadas em pedaços, e reservadas, para que sejam colocadas no final.Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas da maçã, adicionar esta mistura ao restante dos ingredientes numa tigela (exceto o fermento e os pedaços de maçã), misturar até que se torne um creme homogeneo, acrescentar o fermento, mexer um pouco e por último, misturar na massa as maçãs cortadas em cubos.Untar a forma com açúcar e canela.Levar ao forno em temperatura média por 40 min.



Essa receita de cupcake fica além de deliciosa muito saudável !  Além de ser fonte de fibras, já que utilizamos a casca da maçã triturada no meio da massa.

sábado, 23 de julho de 2011

Só enquanto eu respirar...

 
 
 

"O dia mente a cor da noite
E o diamante a cor dos olhos
Os olhos mentem dia e noite a dor da gente"
 
Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar
A cena repete a cena se inverte
Enchendo a minh'alma d'aquilo que outrora eu deixei de acreditar
Tua palavra, tua história
Tua verdade fazendo escola
E tua ausência fazendo silêncio em todo lugar
Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim

E o fim é belo incerto... depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só
Só enquanto eu respirar
Vou me lembrar de você
Só enquanto eu respirar
...



         O TEATRO MÁGICO  é uma banda musical que se diz independente e que mistura música, poesia, elementos teatrais e até mesmo de circo em suas apresentações.

        "Inspiradas nas obras de Hermann Hesse, escritor alemão ganhador do Prêmio Nobel de Literatura que apresentou o conceito de teatro mágico (eufemismo para uso de entorpecentes) em seu livro O Lobo da Estepe, as composições tratam dos personagens que as pessoas precisam assumir nas diversas situações do cotidiano.

        As canções vão sendo intercaladas pelo traçado tecnológico de ruídos telefônicos, sinais de rádio e mensagens de voz. Os integrantes da trupe se apresentam maquiados e vestidos de palhaço, que trazem a ideia do "personagem interno" escondido em cada um de nós."(Fonte Wikipedia )

        No site da banda ( http://oteatromagico.mus.br/ ) você pode se cadastrar e baixar as músicas  de graça. Eles fazem parte de um sistema muito legal chamado Download Remunerado em que cada vez que uma música é baixada os patrocinadores pagam o artista.

        Ah! E na "lojinha" do site você pode comprar camisetas da banda. Pode comprar tranquilo que elas são realmente lindas e a malha da camiseta é ótima!

        Por coincidência a camiseta com a frase desta música que eu postei acima está em promoção pela pechincha de R$ 10,00. Pena que eu já tinha comprado a minha...


Quiche de Queijo e Presunto


Massa:
  • 100 gr de margarina em temperatura ambiente
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 3 xícaras de farinha de trigo para ser acrescentada aos poucos até ficar uma massa homogênea.
Recheio:
  • 250 gr de presunto picado
  • 250 gr de queijo prato picado
Creme:
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 copos de iogurte natural
  • 4 ovos batidos
  • 50 gr de queijo parmesão
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • noz moscada a gosto
  •  
Modo de fazer:
  • Misture os ingredientes da massa colocando o trigo ate formar uma massa homogênea.
  • Deixe descansar por 30 minutos e abra num pirex ou forma de fundo removível, dando o formato de uma torta.
  • Fure levemente com um garfo o fundo e as laterais da massa, corte o queijo e o presunto, misture os 2 e espalhe sobre a massa.
  • Numa tigela, bata os ovos, acrescente o queijo, os iogurtes, o creme de leite, sal pimenta, noz-moscada, mexendo sempre pra ficarem bem misturados.
  • Coloque este creme sobre o recheio.
  • Asse em forno pré-aquecido médio/baixo até dourar levemente.
  • O recheio do quiche você pode variar e colocar qualquer um de seu gosto, só não pode ter molho no recheio, pode fazer de: camarão, frango, palmito, bacalhau, brócolis, alho poro,cebola, calabresa e outros.


Ah ! E vê se não esquece:
"Enquanto houver você do outro lado
Aqui do outro eu consigo me orientar"


sexta-feira, 22 de julho de 2011

A última oração prá salvar seu coração

A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE é uma banda de Curitiba formada em 2009 por estudantes  de música da UFPR sendo que alguns deles são compositores.
Tudo o que eles fazem é postado nas redes sociais e só esse vídeo que eu coloquei ai embaixo já recebeu mais de seis milhões de acessos desde 21 de maio deste ano, que foi quando eles colocaram o video no youtube.
Uns fofos demais você não acha?!


Então tá combinado !
Eu salvo seu coração.
Mas e quem irá salvar o meu de mim mesma?


Melhor ir embora prá cozinha!!
Porque meu pai sempre dizia que trabalho é como reza!!! rsrs
E eu vo precisar de muiiiiita!

PUDIM DE PÃO SEM LEITE CONDENSADO




Ingredientes:
- 4 ovos
- ½ litro de leite
- 11 colheres de açúcar
- 2 pãezinhos dormidos
- Raspas de limão

Modo de fazer:
Bata os ovos, o leite, os pães, as raspas de limão e 7 colheres de açúcar por três minutos no liquidificador. Depois, caramelize quatro colheres de açúcar e coloque em uma forma. Colque a mistura em cima, tampe com papel alumínio e leve ao forno em banho maria por 40 minutos.



domingo, 10 de julho de 2011

Uma metáfora para um Lama



Lama é o mesmo que professor no budismo tibetano, um professor do Dharma (do sânscrito) , que são os ensinamentos que levam a iluminação.
Ou ainda guru! Que  também é o mesmo que professor só que em sânscrito ! 
Já a iluminação é papo prá muitas outras conversas...

Resolvi falar sobre isso porque essa semana fiquei sabendo que o Dalai Lama ( ou ainda Tenzin Gyatso) vem para o Brasil. Ele estará em São Paulo nos dias 15 a 17 de setembro deste ano, o que me causou grande alegria.

Mais detalhes da visita do Dalai Lama e sua biografia podem ser encontrados aqui ó:

Sua Santidade o  Dalai Lama não é só um líder religioso. Além de nobel da paz (1989) e de símbolo político da libertação do Tibet, nos últimos anos um grande número de universidades e instituições em todo o mundo têm lhe conferido Prêmios da Paz e títulos de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento pelos seus escritos sobre a filosofia budista e sua liderança a serviço da liberdade, da paz e da não-violência. Um desse títulos, o de Doutor, foi conferido pela Universidade de Seattle, em Washington, EUA.

O seguinte resumo da menção dessa Universidade reflete a estatura de Sua Santidade: "No reino da mente e espírito, o senhor se distinguiu na rigorosa tradição das universidades budistas, alcançando o Grau de Doutor com as mais altas honras, com a idade de 25 anos. No âmbito de assuntos diplomáticos e governamentais, não obstante, o senhor encontrou tempo para lecionar e registrou de forma escrita seus sutis insights sobre filosofia e o significado da vida contemplativa no mundo moderno. Seus livros representam uma contribuição significativa não somente para o vasto corpo de literatura budista, mas também para o diálogo ecumênico entre as grandes religiões mundiais. Sua própria dedicação à vida monástica e contemplativa tem alcançado a admiração não somente por parte dos budistas, mas também dos meditadores cristãos, incluindo o monge Thomas Merton, cuja amizade e conversações com o senhor eram extremamente férteis."


Seu exemplo de integridade é algo que não se pode questionar. Embora o próprio povo tibetano já o tenha questionado por achar seus métodos pacíficos demais principalmente se formos a fundo nas atrocidades que tem sido impingidas ao povo tibetano desde que a China de Mao Tsé Tung (1950) resolveu invadir o Tibet.

 Mas...claro, a história é um pouco mais comprida do que a que eu contei. De qualquer forma só quando compreendemos a complexidade de atos e até mesmo de pensamentos, e só quando entendemos a vida além das coisas comuns é que passamos a entender melhor suas atitudes, afinal, "olho por olho e dente por dente e o mundo acabará cego".

Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o prêmio Nobel em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela liberdade e trabalham pela paz mundial e pelo povo do Tibet. Em suas considerações, disse: "O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio."



O mais interessante disso tudo são os rumos inesperados que as coisas tomam...Vejam só:

Tenzin Gyatso tinha 15 anos quando a China invadiu o Tibet, e acabou  forçado a assinar um acordo em que abria mão da soberania do país desde que a China respeitasse os direitos e a liberdade de culto do povo tibetano. Adivinha se isso aconteceu?

Adivinhou certo. Não, claro!


Então em março de 1959 o povo se rebelou, e Lhasa  a capital do Tibet foi totalmente arrasada. Exilado mais uma vez, sua Santidade foi recebida na Índia, em Dharamsala, aonde reside até hoje e aonde seus apoiadores fundaram o Governo Tibetano no exílio.
No final das contas, tanto o Dalai Lama viajou e pregou que hoje há centros tibetanos no mundo inteiro. Prá completar, justamente no ano em que ganhou o Nobel da Paz, (após o massacre na praça da Paz Celestial), a questão da independência do Tibet ficou conhecida no ocidente.


Uma das principais lições do budismo é a questão da impermanência. Ela nos diz que todas as coisas estão em constante transformação. Entretanto, podemos nos tornar imortais através dos nossos atos e pensamentos. 


Fico muito feliz ao compreender que ainda que Sua Santidade morra hoje, seus ensinamentos ficarão espalhados pelo mundo todo, e continuarão beneficiando a todos os seres,
e  que sempre haverão muitas pessoas que, como o Leoni diz na música,

Continuarão
"Regando seu jardim,
até ele voltar..."


"Enquanto a noite passar por mim
Eu rego seu jardim
até você voltar..."



Termino este post com um dos versos preferidos de sua Santidade e que sempre me tocou profundamente:

Enquanto perdurar o espaço,
Enquanto persistirem os seres sencientes,
Que eu também possa permanecer
Para dissipar as desgraças do mundo."
                                                  Shantideva




BOLO DE LARANJA
COM COBERTURA DE GOIABADA


Ingredientes:
  • 4 colheres (sopa) de Margarina (100 g)
  • 2 xícaras de açúcar (360 g)
  • 4 ovos (200 g)
  • 3 xícaras de chá  de farinha de trigo (450 g)
  • 1 xícara de chá de suco de laranja (250 ml)
  • 1 colher de fermento em pó (10 g)
  • margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, bata em creme a margarina com o açúcar e as gemas. Sempre batendo, adicione a farinha de trigo, alternando com o suco de laranja. Por último, junte o fermento em pó e as claras previamente batidas em ponto de neve, misturando delicadamente.
Despeje a massa em uma forma redonda, com orifício central, untada e polvilhada, e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura moderada (180 graus Celsius) por aproximadamente 35 minutos.


Cobertura de Goiabada:
  • 1 xícara (chá) de goiabada picada (200 g)
  • 5 colheres de água
Junte a água a goiabada e leve ao fogo até dissolver. Cubra com esta cobertura com o bolo ainda quente.


Dica:
Você pode usar suco de caixinha pronto que também fica muito gostoso!

Este post vai especialmente para minha querida amiga e seguidora, a Nariel, que hoje ainda me cobrava carinhosamente por eu não atualizar o blog. Peço desculpas pelo blog ter ficado tanto tempo "às moscas", mas com o final de semestre acabei não conseguindo atualizá-lo por falta de tempo mesmo.
Nariel! Muito obrigada viu? Nem imagina a honra e a satisfação que foi  saber que você me "lia" há tanto tempo! Espero que nossa amizade cresça juntamente com a amizade das nossas filhas.

A Duda estava uma caipinha linda !!! Aliás, todas as crianças estavam lindas!