domingo, 19 de agosto de 2012

Deixe que o amor seja sua religião

Dia desses, enquanto conversava com duas amigas no intervalo de um curso, me chamou a atenção um pingente que uma delas usava.

Era como se o pingente tivesse prendido meu olhar, fixando-o no pescoço dela na tentativa de decifrar o seu significado. Como eu não pudesse mais disfarçar minha curiosidade, achei melhor perguntar. Ao que ela responde em um tom solene e de alguém que fala de algo muito sagrado para si:
“- É um símbolo budista. Eu não sei muito bem o que significa, mas sei que é um símbolo budista! Aqui dentro está escrito Deus.”
Eu sem poder conter o riso, prontamente respondo :
“- Nossa! É mesmo? Eu sou budista mais nunca tinha visto este símbolo! Não tem Deus no budismo!”
Dando-se conta do que tinha dito, ela mesma riu comigo.
O budismo nem chega a ser considerado religião. Entretanto, talvez pelo caráter da presença de rituais, pode também ser considerado religião sim. Mais isso nem chega a ser importante. O importante no budismo é a liberdade. Religião ou não, é com certeza o que existe de mais livre.
Entretanto, o mais lindo disso tudo, foi o que essa amiga disse depois.
Ela emendou se justificando, rindo e ao mesmo tempo muito sem graça:
“- Realmente não sei o que significa o pingente. Ganhei de um amigo e nunca mais tirei do pescoço, ele é budista.”
Bom, nesse caso querida, o fato de ser religião ou não, de ser budismo, cristianismo, hinduísmo ou seja lá o que for, perde completamente a importância.
Essa atitude dela foi à coisa mais linda que eu já vi na vida. Ela nem se importava com o significado do pingente,talvez nem tenha se perguntado até aquele momento. Afinal, fora dado por alguém que significava muito mais do que o próprio significado do símbolo.
O pingente era a representação simbólica da própria pessoa que deu a ela o colar. Ele era sagrado, a própria personificação do amor e da religião.

Proponho uma reza na voz de Maria Gadú.
Uma perfeita oração de amor.
Uma canção rezada.
Essa reza é prá você e para mim também.
Amém.

Amor de Índio
Milton Nascimento
Composição: Beto Guedes, Ronaldo Bastos

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder
Todo dia te ver passar
Tudo viver ao teu lado
Com o arco da promessa
No azul pintado pra durar

Abelha fazendo mel
Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor
E ser todo
Todo dia é de viver
Para ser o que for
E ser tudo

Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho
É mais que sagrado, meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado
E alimenta de horizontes
O tempo acordado de viver

No inverno te proteger
No verão sair pra pescar
No outono te conhecer
Primavera poder gostar
No estio me derreter
Pra na chuva dançar
E andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor
E ser tudo

Mousse de Chocolate Branco
Ingredientes:
·         2 xícaras (chá) de morangos picados
·         5 colheres (sopa) de açúcar
·         2 colheres (sopa) de suco de limão
·         1 xícara (chá) de minissuspiro
·         200g de chocolate branco picado
·         1 xícara (chá) de ricota fresca esmigalhada
·         1 lata de creme de leite


Modo de Fazer

Bata no liquidificador o morango, 4 colheres (sopa) do açúcar e o suco até obter ponto de geleia. Leve a geleia ao fogo baixo com o açúcar restante, deixe ferver por 4 minutos, mexendo de vez em quando, e deixe esfriar antes de utilizar. Divida os minissuspiros no fundo de 4 taças individuais e cubra com a geleia. Derreta o chocolate em banho-maria e bata no liquidificador com a ricota e o creme de leite. Despeje sobre a geleia e leve à geladeira por 2 horas. Se desejar, decore cada taça com um morango inteiro.


domingo, 5 de agosto de 2012

Porta Carregador de Celular com Frasco de Xampoo Reciclado

Porta Carregador de Celular com Frasco de Xampoo Reciclado




Eu vi esta idéia de Porta Carregador de Celular no Facebook dia desses e pensei que seria um bom presentinho para as crianças fazerem para o papai no Dia dos Pais.
Achei ótima a idéia porque ele vira um apoio para o celular enquanto carrega.É o tipo de reciclagem que dá certo porque é funcional.

Lave e seque bem um frasco de xampoo vazio.
Corte-o utilizando uma tesoura ou estilete conforme a marcação abaixo:


Você pode utilizar uma régua ou papel mesmo, para marcar o frasco no lugar a ser cortado.
Para cobrir o frasco, pode-se utilizar guardanapo de papel ou tecido, e nesse caso, a cola a ser utilizada deve ser apropriada para decoupage.
Eu utilizei papel contact de duas cores diferentes. Uma para cada frasco. A dica é cortar tiras finas e ir enrolando-as nas voltinhas do frasco procurando esticar um pouquinho o papel contact para que não sobrem bolhas ou pontas.



Não existe acaso

O amor será o remédio mais vital.
Você será seu milagre.

Clarissa Pinkola Estés



Precisava de uma amiga do meu lado hoje. Por mais que eu entenda e estude, ainda assim, nem sempre a racionalização dos sentimentos funciona. Por isso eu precisava de uma amiga do meu lado. Sempre funciona, com uma amiga do meu lado  sinto-me em casa, protegida de mim mesma e em segurança, como se meus próprios sentimentos não pudessem mais me atingir. Estar com uma amiga do lado é como estar de chinelos.
Tentei te ligar. Mandei mensagens. Mas você que sempre me manda mensagens urgentes até de madrugada quando precisa falar comigo, sequer me atendeu. Esperava que já estivesse lá. Mas você não foi. Só me restava  enfrentar meus monstros reais com cara de quem come paçoca.

Então, sentei-me ao lado de outra amiga. Fazia tempo que não a via. Na verdade, nem nos conhecemos muito bem e falamos somente poucas vezes. Mas começamos a conversar e no meio da conversa, poucos minutos e ela me disse:
"- Eu sei, eu também tenho muito carinho e admiração por você. " E levou a mão ao peito com os olhos cheios de lágrimas.
Nâo pude, e para ser sincera nem tentaria disfarçar minha admiração e emoção . Sim minha amiga, eu sempre a admirei como quem admira alguém a quem busca inspiração. Mas hoje percebi o quanto estamos ligadas.
Existe um reconhecimento de almas que vai além das palavras e passa pelo sentir.

Todas as mulheres guardam pedaços de sabedoria dentro de si. São conhecimentos  que ficaram impressos em nós como os nódulos das árvores milenares. Punhados valiosos de sabedoria genuína que se tocam e entrelaçam.




A você minha querida amiga sábia, queria ainda dizer:


" Em todas as mulheres, sobretudo quando entram na maturidade, instala-se uma força subterrânea e invisível que se manifesta por meio de comportamentos inesperados, arroubos de energia, intuições perspicazes, ímpetos apaixonados: um impulso arrebatador e inesgotável que as impele obstinadamente rumo à salvação, à reconstrução de toda e qualquer integridade despedaçada. Como uma grande árvore que, quando ameaçada pela doença, golpeada pelo tempo, se recusa a morrer e, milagrosamente e com enorme dose de paciência e persistência, continua a nutrir-se através das próprias raízes, restaura-se e renasce para manter o próprio espirito vital de forma a poder gerar novos frutos, aos quais confiará esta herança inestimável."- trecho do livro A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS, de Clarissa P.Estés




"Nessun dorma!
  Nessun dorma!
Tu pure, o, Principessa...
guardi le stelle
che tremano d'amore
e di speranza..."
- PUCCINI, Turandot