segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bolo de Maçã e Canela



O Açúcar

"Uns olhos de amêndoas cor de noz-moscada
As mãos amaciadas pelo leite de mamão
Descasca, pica, rala, cozinha
Ao som das cigarras e já é quase abril
Crianças na escola
O telefone tão quieto
O vapor da chaleira e um fio de suor
A campainha não toca, mas a porta se abre
Dos fundos, devagar e rangendo
Como rangem os dentes, expectativa ardil
Dois botões se abrem
A saia sobe, justa demais
Mais dois botões e aponta o umbigo
Poça d`água febril na tarde fugaz
Aumenta o fogo, a calda engrossou
Besunta os biscoitos tão bem casados quanto um dia ela foi
Salpica a canela, o açúcar e a água de rosas
Fecha a cortina
O doce encorpa
E o suspiro desanda
Entre mudos gemidos
São quase seis, as cigarras cessam
Ela ajeita a saia,
E abre a cortina
O marido chega,
O amante sai,
Mas a cozinha continua."
(A Doceira, Jussara Machado.)
Extraído do Livro Cozinhando com os Deuses - de Jussara Machado



Bolo de Maçã e Canela




INGREDIENTES:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de canela em pó
3 ovos
3 maçãs grandes

PREPARO:

As maçãs devem ser descascadas, as cascas serão batidas no liquidificador, e as maçãs descascadas devem ser cortadas em pedaços, e reservadas, para que sejam colocadas no final.Bater no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as cascas da maçã, adicionar esta mistura ao restante dos ingredientes numa tigela (exceto o fermento e os pedaços de maçã), misturar até que se torne um creme homogeneo, acrescentar o fermento, mexer um pouco e por último, misturar na massa as maçãs cortadas em cubos.Untar a forma com açúcar e canela.Levar ao forno em temperatura média por 40 min.
Ah! Imagina que esqueceria de contar! encontrei esta receita deliciosa no blog DELÍCIAS DA VIDA:
Um bloguinho prá lá de simpático com receitas fáceis e realmente deliciosas!

8 comentários:

  1. Uci, parece uma delícia...eu adoro esta combinação de sabores... Pela imagem, parece que está do jeitinho que eu gosto, bem úmido!

    bjssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Menina!
    Nem te conto!
    Ficou bom "por dimaisssssssssssss"!
    Realmente ficou bem molhadinho, e nutritivo, já que as cascas da maçã vão junto trituradas no bolo!
    Beijos e obrigada pelo coments

    ResponderExcluir
  3. hmmmmm que bolinho mais gostoso!!! super "reconfortante" hein ?!?!?!

    não menina.. to faqui na labuta, fazendo tudo sozinha... e vai ser sem diarista por mais um tempo :(

    ResponderExcluir
  4. Oi
    adorei sua visita no meu blog e pode ficar a vontade para testar as minhas receitas.
    seu bolo ficou otimo
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Uci! Descobri o teu blog por acaso e fiquei muito surpresa ao me dar conta de que vibramos na mesma frequencia. Virei tua seguidora, e quando tiver um tempo de uma olhadinha no meu blog. Voce vai se sentir em casa@ Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  6. Humm adorei essa receita! Tem uma cara gostosaaa!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Uci! Fico muito a vontade com o conceito de almas irmãs, ou almas gemeas, pois tb acredito nisso e sei que não se limita apenas ao âmbito homem/mulher. Espero que a semente plantada nesse nosso encontro floresça e dê muitos frutos.
    Tentei encontrar teu e-mail, mas sem sucesso. O meu é emcfratta@cablespeed.com Estou tb no orkut ( é só digitar meu nome em usuarios ) que vc me encontra.
    Bjs e vamos mantendo contato.

    ResponderExcluir
  8. Uci! Eu fico muito a vontade com o conceito de almas irmãs ou almas gemeas, pois acredito nisso e sei que vai alem do âmbito homem/mulher. Aposto que é nosso caso. Espero que noso encontro seja o pricipio de uma amizade forte e bonita. Tentei encontrar teu e-mail, sem sucesso. Como aqui é um lugar público, aviso que estou no orkut e que é só digitar Elaine Fratta na procura de usuarios, que vc me encontra. e lá poderemos trocar mais informações.
    Beijos

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.