sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Palácio Japonês



Muitas pessoas conhecem o livro “Meu pé de laranja lima” do José Mauro de Vasconcelos. A novela de mesmo nome fez muito sucesso na década de oitenta.
Esse livro é o mais conhecido do autor mas ele tem muitos outros.
Passei muitas tardes e até manhãs de parte das minhas férias na infância sentada em algum canto do quintal lendo. Até hoje ler é uma das minhas maiores paixões. Sinto não ter o tempo que eu gostaria para ler mais. Apesar que, pensando bem, eu precisaria de muitas vidas mais, prá ler todos os livros que eu gostaria...rs.
Um dos livros do José Mauro de Vasconcelos me marcou "prá sempre"...

O nome do livro é “ O Palácio Japonês”.
Não lembro exatamente a história e não quis pesquisar porque queria saber o que de fato tinha restado na minha memória depois de tanto tempo. Portanto, podem haver coisas aqui escritas sobre o livro que fatalmente não estarão relatadas de forma precisa.

Pelo que me lembro o livro conta a história de um menino que por ser muito doente vivia em uma cadeira de rodas.
Todos os dias o levavam em uma mesma praça de São Paulo aonde havia um obelisco, ou uma fonte com peixes, acho que eram carpas.

Nessa praça ele se imaginava em um palácio, um Palácio Japonês, já que o obelisco era em homenagem ao Japão e portanto imitava as praças e monumentos japoneses.
Por muito tempo, ainda adulta, acalentei a imagem daquele menino sentado ao sol, limitado por uma cadeira de rodas, mas que se permitia viver muitas aventuras através da sua imaginação infinita.

Eu mesma, talvez pela identificação com o menino, de alguma forma que ainda tenho medo de olhar com os olhos de adulta para a menina que fui, e que talvez ainda exista em mim em alguns momentos, também imaginei aquela praça...
Imaginava a praça por trás da imaginação do menino.
Imaginava a praça que para o menino se transformava no Palácio Japonês.

Como na imaginação do menino, a praça real também ganhou contornos imaginários, agora dados por mim.
Imaginava uma praça grande, com grandes árvores, pombos que se alimentavam de migalhas de pães levados pelas pessoas.
Uma fonte com peixes de pedra soltando água pela boca, carpas reluzindo ao sol, um menino sentado observando de olhos fechados. Ornamentos que lembravam o Japão com todos os seus arabescos próprios.

Mas um dia, conversando com alguém que mora há muitos anos em São Paulo, comentei sobre esse livro. “O palácio Japonês” parece ser um livro que só eu mesma li, mas a praça, (descobri com muito custo o nome), existe de verdade, e fica na capital paulista mesmo.
A praça da qual fala o livro é a Praça da República. Infelizmente segundo relatos de alguns paulistanos, é uma praça bonita mas que tem sofrido com o descaso das autoridades já há vários anos,o que a tornou um reduto de usuários de várias drogas, especialmente o crack.

Ainda alimentei por um tempo, a idéia de me sentar na frente do suposto “palácio japonês” sonhado pelo menino...fechar os olhos e enxergar todas as coisas magníficas que eu mesma enxerguei por tanto tempo... desde que li o livro e formei a imagem na memória.
Uma imagem inventada mas que de tantas vezes revista acabou ganhando nuances de realidade.
Ainda posso vê-lo, e ainda me vejo sentada na praça tal qual o menino.
Só que hoje, algumas vezes a imagem se desvanece... quando percebo, é a mulher que sou que está sentada no lugar da menina. Ao lado dela, ao invés do homem que levava o menino, também existe um homem. Mas seu rosto, por mais que eu me esforce, nunca consegui identificar...





Bolo de Uva com Cobertura Crocante


Ingredientes

1 xícara de chá de margarina
60 gramas de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
4 ovo
1 xícara de chá de amido de milho
2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó
4 colheres de sopa de leite


Cobertura

1 xícara de chá de manteiga
1 xícara de chá de amido de milho
2 xícara de chá de farinha de trigo
260 gramas de açúcar
1 colher de chá de canela-da-china em pó
1 kg de uva


Cobertura

Passe pela peneira o açúcar, o amido, a farinha e o fermento.
Bata a manteiga até ficar cremosa e acrescente aos poucos os ingredientes secos, intercalando os ovos e o leite.
Acrescente a baunilha.
Bata até ficar uma mistura bem fofa. Espalhe a massa em uma assadeira de 0,40x0,28 cm bem untada. Lave bem as uvas seque-as e espalhe sobre a massa.
Para a cobertura, misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa.
Polvilhe sobre as uvas e leve o bolo ao forno pré-aquecido por 35 minutos








2 comentários:

  1. Menina...fiquei até emocionada com o teu relato. Compartilho contigo essa estranheza de falar do livro que marcou minha infância - O Palácio Japonês - e ver que a maioria das pessoas me olha com aquele olhar de interrogação, como a dizer "o que é isso? que livro é esse?"
    Diferente de ti, eu sequer conseguia lembrar o conteúdo da história e, não obstante, a simples menção ao título me trás uma sensação de beleza melancólica, a mesma que tinha aos 10 anos, quando mergulhava na leitura e vivia a vida daquele menino.
    Um abraço pra ti,
    Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Querida Márcia

    Que alegria ler teu comentário e perceber que compartilhamos do mesmo sentimento!
    Adorei quando descreve como "beleza melancólica"...Sim! Há tanta beleza na melancolia! E só sabem disso, os que puderam imaginar e olhar para os olhos do menino, sem nunca tê-lo visto de verdade.
    Muito obrigada por compartilhar comigo dos teus sentimentos e emoções...volte sempre por aqui, e sinta-se à vontade!
    Um grande abraço
    Uci

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.