domingo, 19 de agosto de 2012

Deixe que o amor seja sua religião

Dia desses, enquanto conversava com duas amigas no intervalo de um curso, me chamou a atenção um pingente que uma delas usava.

Era como se o pingente tivesse prendido meu olhar, fixando-o no pescoço dela na tentativa de decifrar o seu significado. Como eu não pudesse mais disfarçar minha curiosidade, achei melhor perguntar. Ao que ela responde em um tom solene e de alguém que fala de algo muito sagrado para si:
“- É um símbolo budista. Eu não sei muito bem o que significa, mas sei que é um símbolo budista! Aqui dentro está escrito Deus.”
Eu sem poder conter o riso, prontamente respondo :
“- Nossa! É mesmo? Eu sou budista mais nunca tinha visto este símbolo! Não tem Deus no budismo!”
Dando-se conta do que tinha dito, ela mesma riu comigo.
O budismo nem chega a ser considerado religião. Entretanto, talvez pelo caráter da presença de rituais, pode também ser considerado religião sim. Mais isso nem chega a ser importante. O importante no budismo é a liberdade. Religião ou não, é com certeza o que existe de mais livre.
Entretanto, o mais lindo disso tudo, foi o que essa amiga disse depois.
Ela emendou se justificando, rindo e ao mesmo tempo muito sem graça:
“- Realmente não sei o que significa o pingente. Ganhei de um amigo e nunca mais tirei do pescoço, ele é budista.”
Bom, nesse caso querida, o fato de ser religião ou não, de ser budismo, cristianismo, hinduísmo ou seja lá o que for, perde completamente a importância.
Essa atitude dela foi à coisa mais linda que eu já vi na vida. Ela nem se importava com o significado do pingente,talvez nem tenha se perguntado até aquele momento. Afinal, fora dado por alguém que significava muito mais do que o próprio significado do símbolo.
O pingente era a representação simbólica da própria pessoa que deu a ela o colar. Ele era sagrado, a própria personificação do amor e da religião.

Proponho uma reza na voz de Maria Gadú.
Uma perfeita oração de amor.
Uma canção rezada.
Essa reza é prá você e para mim também.
Amém.

Amor de Índio
Milton Nascimento
Composição: Beto Guedes, Ronaldo Bastos

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas
Com todo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder
Todo dia te ver passar
Tudo viver ao teu lado
Com o arco da promessa
No azul pintado pra durar

Abelha fazendo mel
Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor
E ser todo
Todo dia é de viver
Para ser o que for
E ser tudo

Sim, todo amor é sagrado
E o fruto do trabalho
É mais que sagrado, meu amor
A massa que faz o pão
Vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado
E alimenta de horizontes
O tempo acordado de viver

No inverno te proteger
No verão sair pra pescar
No outono te conhecer
Primavera poder gostar
No estio me derreter
Pra na chuva dançar
E andar junto
O destino que se cumpriu
De sentir teu calor
E ser tudo

Mousse de Chocolate Branco
Ingredientes:
·         2 xícaras (chá) de morangos picados
·         5 colheres (sopa) de açúcar
·         2 colheres (sopa) de suco de limão
·         1 xícara (chá) de minissuspiro
·         200g de chocolate branco picado
·         1 xícara (chá) de ricota fresca esmigalhada
·         1 lata de creme de leite


Modo de Fazer

Bata no liquidificador o morango, 4 colheres (sopa) do açúcar e o suco até obter ponto de geleia. Leve a geleia ao fogo baixo com o açúcar restante, deixe ferver por 4 minutos, mexendo de vez em quando, e deixe esfriar antes de utilizar. Divida os minissuspiros no fundo de 4 taças individuais e cubra com a geleia. Derreta o chocolate em banho-maria e bata no liquidificador com a ricota e o creme de leite. Despeje sobre a geleia e leve à geladeira por 2 horas. Se desejar, decore cada taça com um morango inteiro.


3 comentários:

  1. Amem, amem, amem. Nem vou comentar, porque qualquer coisa que eu disser é redundância.
    Lindo.
    Ah! Amo de paixão essa música, quase que ela fez parte de uma de minhas postagens ( aquela que cita que um ser somente floresce quando executa a tarefa para a qual está destinado ). Um abraço bem apertado, como expressão de um sentimento sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Elaine Elaine Elaine...Obrigada pelo comentário minha boa amiga!
    Saudades de você...Quando vem ? O café está posto à mesa para você, a hora que disser que vem minha querida amiga.
    Que o amor seja nosso norte a nos guiar sempre! Em tudo!E que possamos "florescer" com a primavera cada vez mais fortes !
    Fica bem ...obrigada
    beijos

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.