quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cupcakes para uma Julinha





O desafio da escola da minha filha, era levar uma receita colorida para às crianças experimentarem, já que o projeto a ser estudado são as CORES.


Ela tem apenas 3 anos, fazendo parte portanto, do chamado hoje de Infantil 3.


Mesmo nesta idade,na escola em que estuda, as crianças, antes de iniciarem as atividades diárias, sentam-se em almofadas no chão, para o que eles chamam de "Assembléia".


Esta assembléia serve para que as próprias crianças ( direcionadas pela professora) definam como serão trabalhados os conteúdos.


Esta linha pedagógica é o que se chama de PEDAGOGIA DE PROJETOS. Tem-se então um determinado assunto ou conteúdo a ser trabalhado, mais a forma com que ele será trabalhado é bem dinâmica e variável.


Este tipo de aprendizagem é, a meu ver, perfeito para os dias de hoje, em que a interatividade e toda a tecnologia que permite esta interatividade, são uma realidade bem presente na vida de todas às crianças.


Fico imaginando também, o tipo de pessoas e até mesmo profissionais que se formarão apartir deste tipo de ensino.


Penso que uma criança, que desde cedo pode, e é incentivada a participar ativamente da construção da própria aprendizagem, adquire um gosto por aprender que perdura por toda vida.


Além do que, será uma pessoa que desenvolverá de forma muito natural as habilidades da fala, do ouvir o outro, e muito provavelmente será um adulto que desconhecerá o medo de colocar-se diante de uma ou várias pessoas.


Enfim, fiquei muito feliz de poder também contribuir de alguma forma com esta linda brincadeira, que é o BRINCAR DE APRENDER.


Como toda criança, minha filha também é muito curiosa. Então ,desde muito pequena, eu a coloco em cima de uma cadeira, próxima a bancada em que eu cozinho.
Já havíamos feito cupcakes antes, e a hora mais divertida é de decorá-los. Adoro comprar vários tipos de confetes para colocar em cima dos bolinhos. Mais desta vez, optei por colocar apenas de um tipo, afinal, quem tem crianças sabe que eles sempre irão querer o bolinho do amigo, que é diferente do seu. Então, para dar mais tranquilidade para as "profes", decoramos todos os bolinhos igualmente, com confetinhos coloridos.


Segundo à professora e à própria Julinha à receita foi um sucesso! Uma alegria só! como só poderia ser mesmo, quando se juntam crianças com bolinhos coloridos de chocolate!


Aliás, como a Julinha mesmo disse:


-todo mundo ficou "mequéla"! ou seja, todos ficaram MELECADOS!!!!

Uma MEQUELICE DELICIOSA E MUITO DIVERTIDA !!!!!!!!!!






Então, prepare-se porque a MEQUELICE VAI COMEÇAR!!!!!
Ingredientes:
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de nescau
  • 2 xícaras de água à temperatura ambiente (se o dia estiver muito frio, amorne um pouco à agua, tendo o cuidado para não deixá-la quente demais)
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 colher de fermento em pó
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes na batedeira, deixando o fermento em pó por último.
Bata até fique bem homogêneo. Coloque diretamente nas forminhas de papel.
Asse em forno pré-aquecido em temperatura baixa, até 180 graus.
Cobertura
A de brigadeiro, é claro!
Afinal, os cupcakes são para as crianças, mais quem não gosta?
Leve ao fogo baixo, 1 lata de leite condensado, 1 colher de margarina e 4 colheres de nescau. Mexa bem, até que comece a desprender do fundo da panela.
Cubra os cupcakes com esta cobertura e chame a criançada para ajudar a decorar!!!!!!!!

Um comentário:

Coloque seu temperinho comentando este assunto.