segunda-feira, 6 de abril de 2009

Arroz branco com filés de lombo ao molho agridoce e maçã

Este tipo de receita é o meu favorito pois você tem em um único prato, uma refeição completa. Podendo apenas, se você preferir, servir com algum tipo de salada.
É uma receita prática, e não é demorada visto que no final você terá sua refeição toda de uma só vez.
Meu marido adora esta receita, e é claro que quando faço preciso aumentar um pouquinho as quantidades visto ele gostar tanto!
O prato fica mesmo delicioso, mais o perfume que exala desde o primeiro momento do cozimento é absolutamente maravilhoso! indescritível!
E, as misturas da ameixa com o arroz, a carne, e a maçã ficam com um gosto único! Aliás, só a maçã, assim tostadinha na manteiga, fica com uma textura e um gosto deliciosos!
Mais uma coisinha só, seria de se esperar que este prato não agradasse às crianças, entretanto isso não ocorre aqui em casa, já que minha filha tem 3 anos, e igualmente adora! Aliás, essa é uma ótima forma de servir maçãs às crianças, já que elas ficam molinhas e docinhas.
Quanto à mim, nem preciso dizer que, como toda mãe de descendência italiana, a alimentação da família é uma coisa muitíssimo importante. Então, ver minha filha comer com tanto gosto me faz a mãe mais feliz do mundo!!!!!!!!!
Porque, sinceramente gente, só quem é mãe sabe (e isso não importa a descendência), que não tem coisa mais frustante do que você fazer aquela comidinha caprichada, e seu lindo pimpolho torcer o nariz e fechar a boca, não é mesmo!?


Ingredientes para 4 pessoas:


320g de arroz parboilizado
4 filés de lombo de porco
12 ameixas-pretas
2 maçãs
800 ml de caldo de legumes*
100 ml de vinagre balsâmico
50g de manteiga
Azeite de oliva extravirgem
Sal
Pimenta-do-reino preta


*para caldos prontos, use 1 ½ litro de água para cada cubinho



Modo de preparo:

Numa frigideira grande, refogue os filés de lombo com 3 colheres de sopa de azeite. Quando estiverem dourados, acrescente as ameixas-pretas, o vinagre balsâmico, o sal, a pimenta e 1 concha de caldo de legumes quente. Tampe e cozinhe por 30 minutos, adicionando mais caldo se necessário.

Quando os filés estiverem na metade do cozimento, comece a preparar o arroz. Lave-o em água corrente, escorra e frite-o numa panela juntamente com 1 colher de sopa de manteiga.
Despeje 600ml do caldo quente, leve à fervura, tampe e cozinhe em fogo médio por 18 minutos até que o líquido tenha sido totalmente absorvido.

Descasque, lave e corte as maçãs em fatias de 1cm de espessura. Refogue-as em 20g de manteiga, virando-as com a ajuda da espátula. Junte o arroz, já cozido, o resto da manteiga, ajuste o sal e raspe com o garfo para que os grãos não fiquem grudados uns nos outros.

Componha o prato, colocando ao lado do risoto os filés de lombo alternados com as fatias de maçã, salteadas na frigideira. Guarneça com as ameixas. Sirva bem quente.

Um comentário:

Coloque seu temperinho comentando este assunto.