domingo, 29 de março de 2009

Teoria da desordem


São quase seis horas da manhã de um domingo qualquer... O sol já começa a despontar no horizonte da minha janela, e o dia parece se espreguiçar lentamente pelas frestas da cortina entreaberta.
Amanheço pensando nas aulas de Físico-Química da faculdade...Mais precisamente em um conceito da Termodinâmica chamado de Entropia.
Em termos muito simples, Entropia é a medida do grau de desordem de um sistema.
Segundo a Segunda Lei da Termodinâmica, é necessário uma energia muito maior para organizar as coisas(moléculas) do que para arrumá-las!
É por culpa dessa Lei (Segunda Lei da Termodinâmica), que é muito mais fácil desarrumar, do que arrumar as coisas!!!!!!
Então, querida (ou querido), não é mesmo culpa sua!!!
As coisas se desarrumam meio que sozinhas. Já para arrumá-las, é outra história...

Fico pensando no quanto essa Lei tem a ver conosco. Mas agora, olhando para o lado de dentro de nós mesmos.

Passei duas semanas sem escrever no blog, o caos tomando conta do meu ordenado mundo, as coisas todas fora do lugar, e eu, sem saber se realmente queria ordená-las de novo.
É estranho reparar que, quando estou " bagunçada" por dentro, meu mundo exterior tende a ficar muito menos ordenado também.
Aquele buraco negro engolindo tudo, e todas as coisas sendo puxadas lá para dentro, como se não pudessem sair...

Eu sem vontade de conversa, mas com uma necessidade urgente de mergulhar dentro de mim mesma e descobrir...O que realmente tem lá dentro?
Felizmente, existe ordem no caos, já foi provado! Moléculas aparentemente desorganizadas podem estar dinamicamente organizadas em um sistema (mas isso já é história para outro dia).

A própria palavra "Entropia", tem a ver com "olhar para dentro".
"Entropia" (troca interior) vem de uma palavra cunhada do grego de em (en - em, sobre, perto de...) e sqopg (tropêe - mudança, o voltar-se, alternativa, troca, evolução...).
As pessoas tem, em geral, muito medo da solidão, saem apavoradas a cada feriado, correndo e se engarrafando nos trânsitos da vida, desesperadas por não ficarem sozinhas.

Acho mesmo, que, de tempos em tempos, precisamos desses caos para que possamos nos voltar "para dentro" e pensar...


O que existe além daquela imagem de mim mesmo?

A quem vejo refletida quando me olho no espelho?

É como a música, somos todos feitos de contrários:

silêncio e som

luz e escuridão

medo e desejo

noite e dia

não e sim






Então, dá próxima vez que você se sentir "fechada prá balanço", não tenha medo, às vezes precisamos dessas pausas, em que recarregamos as energias, para depois continuarmos em frente.

É como dizia a Karim, uma amiga querida:

"Que seu dia seja dia de mutidão... Mas que amanhã você receba bem seu dia de solidão.."

Ah! Claro, as receitas ! Já ia esquecendo...

Pois é, bem que eu tentei... Mas sabe aqueles dias em que tudo começa errado e vai dando errado?
Você salva daqui, salva dali, e pronto!
No final acaba errando a mão no tempero, e estraga de uma vez aquela receita que você estava tentando fazer.

Enfim, muitas receitas virão. Algumas antigas, algumas que nunca havia feito, outras, que nunca sonhava  fazer.
Assim como a vida,

depois de todo esse caos,


ficam algumas coisas "antigas", partes de mim mesma que me fazem ser quem sou.


Outras novas.

E outras que antes,

nem sonhava fazer.

6 comentários:

  1. AAAAAAAAAAAfffffffffffffff amiga.... falou pouco e disse tudo...pelo menos quando me cobrarem da bagunça (minha ou que estou fazendo, por deixar de fazer algo) tenho a desculpa da famosa Entropia... hahahahahaha

    beijocas lindinha!

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga
    obrigada pelo comentário, mais acho que tudo tem um tempo e acaba. Tive o meu, mais ainda assim, o tempo não pára pra gente pensar, temos que cumprir muitas obrigações ainda que estejamos passando por essa fase "entrópica", no mais, bola prá frente! ou BOLO prá frente!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Uci querida!!
    ...nós somos medo e desejo somos...
    feitos de silêncio e som...tem certas coisas que eu não sei dizer....
    obrigado por me relembrar de uma musica que curti muito nos anos 80 e estava esquecida :)
    ela é perfeita pros "dias" que passou hein!!
    mas lembre-se: "tudo passa, tudo sempre passará!!!"
    beijos e obrigado pela sua visitinha!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana
    obrigada...
    tem razão quando diz que a música tem a ver com o momento...
    mais também tem igualmente razão com relação ao que diz que as coisas passam...
    é verdade, afinal,
    "ATÉ A UVA PASSA!"HAHAHA"
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. ai querida.... depois de tanto tempo li seu texto e me vi citada.. me amocionei
    vou te enviar uma receita pra ser testada ai nesta cozinha tãoa conchegante...
    aguarde
    karinho

    karim

    ResponderExcluir
  6. Olá Karim

    Puxa! Que bom que gostou! Sua opinião realmente tem muita importância para mim!
    Estou aguardando sua receita pra testar ok!
    Fiquei muito feliz que tenha entrado no blog, e mais feliz ainda pelo seu comentário!

    Abraços querida
    Muito obrigada

    Uci

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.