terça-feira, 10 de março de 2009

Em homenagem às mulheres



No dia da mulher sempre vem aqueles que dizem que, o dia das mulheres é "todo dia"! Ora, se assim fosse, não seria preciso um dia especial para comemorar o nosso dia!




E, como bem sabemos, as conquistas foram muitas desde 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. Mas sabemos que ainda temos muito para conquistar (afinal, é fato que mulheres que ocupam o mesmo cargo que um homem em diversas empresas, ainda ganham salários menores).

Mais esse ainda não parece ser o nosso maior dilema. Com todas as essas conquistas, nossas funções se acumularam, a sociedade parece exigir o sobrehumano de nós .(Será que não somos nós mesmas que nos deixamos, e até mesmo nos cobramos e exigimos demais?). As mulheres hoje tem que ser malhavilhosas donas de casa, esposas dedicadas, mães exemplares, profissionais e lindas!!!!!!!!

Ninguém se importa com barriga de homem!! e ser careca pra homem é charme!!!!!!

Homem calvo então! ! irresistível! mais vai ficar careca e de cabelo branco pra ver!

Eu, como todas as mulheres da minha época, fui treinada para o mundo do trabalho. Estudar e ter uma profissão era a prioridade. O casamento e a filha vieram e, derepente me dei conta do velho ditado que minha mãe sempre dizia (como toda boa mineira ela é cheia de ditados!):

"-Minha filha! a prática é diferente da gramática!"

Nada mais certo! Quando a minha filha nasceu, sem mãe, nem irmãs, nem ninguém com quem contar na cidade que eu moro, acabei optando por parar de trabalhar para cuidar dela. Não me arrependo da nada, pude acompanhar cada nova descoberta dela, a primeira palavra, o primeira vez que ela sorriu...mais é claro que abri mão de muitas coisas também. No final, três anos depois, vejo que tudo valeu a pena, ela já começa a ir pra escola, e eu começo a retomar as minhas atividades de antes, e outras que antes da maternidade eu nem imaginaria em fazer! é, ser mãe modifica a maneira como pensamos e agimos.

Entretanto, todas as nossas conquistas como mulheres ainda precisam ser repensadas. Vejo minhas irmãs e muitas amigas, trabalhando o dia todo, muitas vezes com o coração angustiado porque tiveram que deixar o filho doente. Chegando em casa cansadas e ter toda a responsabilidade da casa e dos filhos. Encher os filhos de presentes e ser permissiva demais com relação à educação deles por culpa.


Pesquisas recentes já contrariam a máxima que dizia que é melhor um tempo de qualidade que se passe com os filhos, do que a quantidade de tempo passada com eles.

"Psicólogos e educadores estão mudando o discurso de que a qualidade do tempo que se passa com os filhos é mais importante do que a quantidade. Eles constataram que, com a correria da vida moderna, muitos pais reduziram a convivência diária com os filhos a tal ponto que a situação se tornou alarmante. 'Depois de trabalharem 10 ou 12 horas, é comum chegarem em casa, abrirem um parêntese de alguns minutos para brincar com os filhos e em seguida irem para o computador ou assistirem à televisão, achando que o dever foi cumprido e está tudo bem', diz a psicóloga Maria Tereza Maldonado, com consultório no Rio de Janeiro."

leia o artigo completo no site:

http://revistacrescer.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/edg_article_print/1,3916,872535-2216-1,00.html

Enfim, cada mulher é única, nossos desafios são parecidos, mais o que mais temos que comemorar neste dia, é o fato de que agora, algumas de nós tem escolhas! podemos escolher sermos donas-de-casa, profissionais ou tudo junto. É momento de avaliarmos nossas conquistas, e seguir em frente, com muita força, que é inerente do nosso gênero, mais com muito amor e suavidade também.

Parabéns para todas nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu temperinho comentando este assunto.