terça-feira, 12 de maio de 2009

Como água para chocolate

Do livro homônimo de Laura Esquivel, Como água para chocolate (1992 - México) é daqueles filmes inesquecíveis.


Misturando comida e paixão em um casamento perfeito, tenta mostrar o que já está mais do que provado: "o segredo é fazer a comida com amor" , como diz a própria Tita, uma das personagens principais do filme (já que penso ser a própria comida, o verdadeiro personagem principal da história).


Ao contrário do que se poderia pensar à princípio, é um filme dotado de muita sensibilidade e de um realismo fantástico que só quem já leu Gabriel Garcia Márquez sabe do que estou falando.


Tita é a caçula de uma família que tem como tradição deixar a filha mais nova solteira para poder cuidar da mãe na velhice. Acontece que Tita apaixona-se por Pedro, que aceita casar-se com sua irmã mais velha apenas para ficar perto da sua amada.


Tita ao cozinhar para a família, transmite para à comida, todos os seus desejos e paixões reprimidas. Ou seja, o alimento passa a ser um meio de comunicação para expressar todos os seus sentimentos, sejam eles de amor, tristeza ou solidão (Dá só uma olhadinha em uma das cenas mais interessantes do filme abaixo).


Qualquer semelhança com este vosso blog aqui, não é mera coincidência.







"Mi abuela tenía una teoría muy interesante, decía que si bien todos nacemos con una caja de cerillas en nuestro interior, no las podemos encender solos, necesitamos oxígeno y la ayuda de una vela. Sólo que en este caso el oxígeno tiene que provenir, por ejemplo, del aliento de la persona amada; la vela puede ser cualquier tipo de alimento, música, caricia, palabra o sonido que haga disparar el detonador y así encender una de las cerillas. Por un momento, nos sentiremos deslumbrados por una intensa emoción."

"Minha avó tinha uma teoria muito interessante, dizia que embora todos nós tenhamos nascido com uma caixa de fósforos em nosso interior, não os podemos acender sozinhos, necessitamos de oxigênio e da ajuda de uma chama(vela). Só que neste caso o oxigênio deve vir, por exemplo, da respiração da pessoa amada; a vela pode ser qualquer tipo de alimento, música, carícia, palavra ou som que faça disparar o denonator e assim inflamar um dos fósforos. Por um momento, nos sentiremos deslumbrados por uma intensa emoção. “



Trufas de Chocolate




Aqueça 1 lata de creme de leite em banho-maria.

Junte 2 tabletes de chocolate meio amargo picados e mexa até ficar homogêneo.

Retire do banho-maria e misture 1 xícara(chá) de chocolate em pó solúvel, 100g de manteiga em temperatura ambiente e 2 colheres (sopa) de conhaque.

Leve à geladeira por cerca de 24 horas, faça bolinhas e reserve.

Derreta mais 2 tabletes de chocolate meio amargo picados em banho-maria e continue mexendo, na própria vasilha ou utilizando uma superfície de mármore, até que esteja frio, a 28 °C ( a sensação do chocolate em contato com o lábio deve ser de frio).

Mergulhe as trufas uma a uma, escorra o excesso de chocolate e coloque em tabuleiro forrado com papel alumínio.

Leve para gelar por 1 hora e passe em chocolate em pó solúvel.

Mantenha em local fresco.

Rendimento: 50 unidades


Ah! só mais uma coisinha, não esqueça que:


"Cada persona tiene que descubrir cuáles son sus detonadores para poder vivir. Si uno no descubre a tiempo cuáles son sus detonadores, la caja de cerillos se humedece y ya nunca podremos encender un solo fósforo."


E também, veja se não vai com muita sede ao pote porque:


"Claro que también hay que poner mucho cuidado en ir encendiendo los cerillos uno por uno. Porque si por una emoción muy fuerte se llegan a encender todos de un solo golpe ante nuestros ojos aparece un túnel esplendoroso que nos muestra el camino que olvidamos al momento de nacer y que nos llama a reencontrarnos con nuestro origen divino."

2 comentários:

  1. Bahhhh...além da receita (como sempre), este post matou a pau!

    Verdade, se acender todos os palitos de uma só vez....aí já era! :)

    Maravilhoso!

    bjs e boa semana... obrigada pelo cometários e olha os milhos e os Ets...hahahhahahaha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga!
    Que bom que sempre está presente aqui! desta forma posso matar as saudades de você!

    E, chama os bombeiros porque imagina o incêndio!!!!hahaha
    beijos

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.