domingo, 17 de maio de 2009

Sobre amigos e bolos embatumados

Leia o post ouvindo a música Song For A Friend _ Jason Mraz.




Este post me fez pensar em como às amizades podem extrair o melhor de nós.

Porque através do outro me revelo a mim mesmo.


E é através do outro que lentamente vou delineando o que sou.

Explico, voltando a conversar com um amigo de milhões de anos atrás ... surpreendi-me outro dia com um e-mail deste amigo falando coisas sobre mim, que, jamais me lembraria de outra forma.
Achei muito interessante já que, depois de tanto tempo, uma coisa que aparentemente não tinha ficado marcada na minha memória, tenha ficado marcada na dele, e, ao mesmo tempo seja parte do quebra-cabeça que sou.

Uma parte bem importante eu diria, visto que tem a ver com nada menos que uma das minhas paixões: a culinária!!

Irei transcrever o e-mail prá que vocês se deliciem assim como eu, com o texto generoso e bem escrito dele, e, claro, com a história também. Espero que gostem e se divirtam tanto quanto eu. Então, vai lá:

"Amiga

Hoje quando eu estava voltando pra casa, comecei a rir sozinho dentro do carro, lembrei de uma situação que me deu ao mesmo tempo muita alegria e muitas saudades...vê se você lembra...
Certa vez, num daqueles encontros vespertinos que fazíamos às vezes na casa dos seus pais lá no Bairro X. (não sei se eles ainda moram lá, mas as vezes passo em frente da casa e me lembro de você), lembro que os encontros eram com a desculpa da gente estudar, mas acabávamos mesmo era conversando a tarde toda, eu sei que estávamos eu, você, a Lisi (que casou com o “Profº Cloro”...hehehe) e mais um vizinho seu, que eu não me lembro o nome, acho que aquele foi um momento histórico pelo menos pra você, porque a gente presenciou você fazendo o primeiro bolo da sua vida. É verdade que ele ficou um pouquinho batumado (acho que é assim que se fala), meio murcho mesmo, mas estava gostoso, só que o seu vizinho estava com pressa, ele tinha que sair correndo por alguma razão e você com toda a delicadeza do mundo, não quis que ele saísse sem provar o bolo, então tirou na hora um pedaço e praticamente impôs ao coitado que comesse. O engraçado da situação é que o bolo estava muito quente (é claro, tinha acabado de sair do forno) e ele queimou a boca, mas você quis saber como estava o bolo e ele quase chorando disse que estava bom, mas com os olhos cheios de água, disse que estava muito quente...rsrsrs Você com esse seu humor rápido, não deixou passar a oportunidade e retrucou: “É...diz o ditado que o apressado come cru...e quente!!!”...hahaha
Veja só como são as coisas, posso dizer que eu vi nascer essa cozinheira que existe em você. Mas o importante disso tudo foi a lembrança do que aconteceu me lembrando do rosto do rapaz, suando e chorando, com a boca queimada de comer o bolo quente, foi muito engraçado, não sei se você lembra disso, mas quis compartilhar com você essa lembrança.

Um beijo.
Maruen "

O que eu nunca teria imaginado na época é que serviria bolo de chocolate embatumado para um chef de cozinha!!!!!!!!


E prá provar que eu aprendi a fazer bolo! (háháhá) olha só o dito cujo aí embaixo, e dessa vez nem embatumou, só coloquei uma coberturinha um pouco diferente que é prá ficar mais chique já que agora tenho um amigo Personal Chef .


Alguém se habilita?




Nêga Maluca

Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de achocolatado (eu usei chocolate em pó)
1 xícara de óleo vegetal
1 xícara de água morna
3 ovos
1 colher de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes na batedeira deixando o fermento em pó por último.
Asse em forno à 180 graus celsius.


Cobertura de Chocolate com Laranja

1 xícara(chá) de açúcar
raspas de laranja
3 colheres (sopa) de manteiga
1 tablete de chocolate meio amargo (200 gramas)

1 1/2 xícara(chá) de suco de laranja
Leve ao fogo o açúcar com as raspas e o suco de laranja, deixando ferver até reduzir a uma xícara (chá) de calda. Retire do fogo, junte a manteiga e deixe derreter. Misture, então, o chocolate meio amargo picado e mexa até obter um creme homogêneo. Use depois de frio. Eu disse FRIOOOOO!!!


6 comentários:

  1. Opssssssssss eu me habilito sim! tô dentro....do bolo! hehehehehe :DD

    Que bom ter amigos e ter boas lembranças, nem que, pra quem queimou a boca não seja tanto, mas pelo menos pra rir depois de tanto tempo, serve.

    beijocas amiga e boa semana... ;)

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale amiga! Coitada da criatura né!
    Agora, falando em amigos! Você é uma amiga muito querida que não me sai do coração! Que bom que podemos manter contato sempre por aqui né!
    E olha que nós também temos história né!! E não são só histórias virtuais não! Afinal,amigas professoras uma vez!!!!!AMIGAS PRÁ SEMPRE!
    beijos e muito obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi este bolo com caldo de laranja,vou experimentar
    Edilia

    ResponderExcluir
  4. Oi Edilia
    obrigada por passar aqui! a calda fica muito gostosa, diferente! uma alternativa às caldas que sempre usamos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ah! Mais uma coisa Edília, eu me empolguei um pouco com a quantidade de suco de laranja.Da próxima vez que eu fizer, colocarei um pouquinho menos, porque acho que o gosto da laranja com o chocolate ficariam melhores se o gosto da laranja aparecesse de forma bem sutil.
    Outra coisa, misturas deste tipo não agradam muito às crianças, que como deve saber gostam das coisas mais simples! como a velha e boa calda de brigadeiro por exemplo!
    Mais eu gostei!
    beijos (de novo!)

    ResponderExcluir
  6. Essa cobertura é muito convidativa... dá vontade de comer pura mesmo... de colheradaaaaaa!!!

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.