sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Mergulhar nos chamados da vida !!!





Meu pai ensinou, entre tantas coisas...que devemos sempre ter sonhos...


                                                   Expedição Altiplano-Bolívia - Pioli



Inicío a realização de um deles.
Este ano começo uma outra faculdade...
Farei finalmente o curso que deveria ter feito desde o início...


Encontrei um dos meus "sapatinhos vermelhos".

Divido com vocês o e-mail que recebi hoje de uma querida amiga...

Lú, espero que encontre seus "sapatinhos vermelhos", assim como eu encontrei os meus.

Porque  realmente podemos:

Alcançar qualquer estrela !!!

Quando se tem fé no coração e força na alma!!!



"Olá!!!

Uci, sei que conselho não se dá... mas curta muito a Julinha!!!
Porque os anos passam muuuuito rápido e quando nos damos conta já foi!!! Ele é implacável, não tem volta!!!
Fico feliz pela faculdade.

 Vou te lembrar de algo que você me disse quando falamos sobre a faculdade: Você me falou que eu estou numa fase da vida que posso me dar ao luxo de fazer o que gosto, o que sinto prazer..... Isso me marcou muito, talvez porque eu já carrego há muitos anos um sentimento de "falta" para com as pessoas que amo! Meus filhos, meu marido, meus pais e meus irmãos, e principalmente comigo mesma!!

Ontem foi meu último dia de trabalho na empresa, a partir de hoje vou tentar fazer o que me dá prazer, vou tentar fazer diferente do que fiz nesses anos todos... Afinal dizem por ai "Que a vida começa aos 40", vou fazer isso valer na minha vida a partir de hoje...

Grande beijo à todos!!!"


Lú, minha amiga querida do coração,


Ofereço esta postagem à você e a todas às minhas amigas,


Mulheres maravilhosas, as quais eu tanto admiro e que fazem de mim a mulher que sou !

Obrigada por estarem sempre presente, e por serem companheiras nesta caminhada da vida.









Este texto foi extraído do livro "Tudo ou Nada", do Roberto Shinyashiki, ele nos fala sobre os "passarinhos da vida" que deixamos que voem todos os dias...


 Todos os dias, a natureza nos envia passarinhos de presente. Envolvidos com nossas preocupações, nem sempre percebemos que eles estão voando ao redor, dando mais beleza e graça à vida.
 
Certa vez, durante um fim de semana, eu estava na chácara de um casal de amigos preparando o almoço da turma. De repente, minha filha, Marina, que na época tinha 4 anos, entrou como um furacão na cozinha. Estava eufórica: o rosto era pura felicidade, os olhinhos brilhavam como dois diamantes ao sol.
– Papai, vem ver que passarinho lindo eu achei – disse ela quase gritando.

Nem tive tempo de responder. Ela virou as costas e, entusiasmada, voltou correndo para admirar sua descoberta.
Fui até o fogão, desliguei o gás, lavei as mãos e, em seguida, tirei o avental. Cumprido esse ritual – nada além do que se espera de um adulto responsável e zeloso –, eu me dirigi à porta. Não levei mais que 30 segundos depois do chamado.

Quando saí da cozinha, a pequena Marina já estava voltando com uma expressão de frustração no rosto. Seus olhos não brilhavam mais. Percebi que já era tarde. Ela me olhou e disse:
– Papai, o passarinho voou.
Fiquei um momento ali, parado, com cara de bobo, sem esboçar nenhuma reação diante daquele anjinho que me censurava por ter demorado tanto para ver algo maravilhoso que acabara de descobrir. Depois, tentei consolá-la com um beijo carinhoso e, devagar, fui me dando conta de que eu também precisava de consolo.

As emoções que senti em alguns instantes decisivos da vida tomaram conta do meu coração. Lembrei-me das incontáveis situações desafiadoras em que precisei partir para o tudo ou nada. Cenas de um rápido filme passaram por minha mente, imagens de momentos em que precisei tomar rapidamente uma decisão, abandonar o fogão, jogar tudo para o alto e correr atrás dos passarinhos da vida!

As emoções que senti em alguns instantes decisivos da vida tomaram conta do meu coração. Lembrei-me das incontáveis situações desafiadoras em que precisei partir para o tudo ou nada. Cenas de um rápido filme passaram por minha mente, imagens de momentos em que precisei tomar rapidamente uma decisão, abandonar o fogão, jogar tudo para o alto e correr atrás dos passarinhos da vida!
Comecei então a me questionar: por que naquela hora não larguei tudo e fui curtir o passarinho com minha filha?

Pensei imediatamente no sofrimento que sentem as pessoas que desperdiçam a vida apenas porque não tomam uma decisão e uma atitude capazes de transformá-la.
Pensei em quantos filhos se arrependem por nunca ter dito “eu te amo” a seus pais enquanto eles eram vivos...

Em quantos pais e mães se lamentam por jamais ter tido a coragem de transformar o relacionamento com seus filhos antes que eles se afastassem por completo do convívio com a família...
Em quantos profissionais perderam uma grande proposta de emprego porque não aceitaram abandonar a segurança de um cargo...

Em quantas pessoas liquidaram a possibilidade de ser felizes em outro relacionamento porque não romperam um casamento sem amor...

Em quanta gente deixa de exercer a profissão de seus sonhos por não ter coragem de arriscar...

Mas penso também que ninguém pode viver permanentemente fazendo mudanças radicais na vida. A melhor maneira de resolver os problemas de um casamento insatisfatório é certamente conversar sobre as dificuldades buscando um entendimento que nos traga mais felicidade. A melhor maneira de trocar de emprego é fazer um planejamento adequado e enviar currículos antes de pedir demissão.

Se sua vida está tranqüila, seguindo um rumo em que você se sente pleno, o processo de evolução deve ser progressivo e sem grandes abalos. Há, porém, situações frustrantes ou opressivas que se arrastam por anos a fio sem que a gente consiga resolvê-las e que nos fazem viver debaixo de um manto de dor. Em meio a esse sofrimento contínuo, um dia nossa consciência desperta e percebemos que, para mudar, precisamos dizer: é agora ou nunca! É tudo ou nada!

Nesse despertar, compreendemos que chegou o tempo de agir. Uma pequena distração e...
Cadê o passarinho?

Em instantes assim, tenha a coragem de acreditar na vida e responda: “Sim, aqui vou eu!”

Mas, Roberto, se você saísse correndo atrás de Marina e esquecesse o fogão ligado por uma hora, haveria um incêndio devastador na cozinha!

Calma. Agarrar a maravilhosa oportunidade de ver um pássaro não significa deixar de ser responsável. Era só voltar à cozinha depois de cinco minutos e nenhum drama aconteceria.

Muitas vezes, por temer as conseqüências de nossas ações, criamos fantasmas que nos impedem de seguir adiante e acabam nos imobilizando. É como se nos transformássemos em estátuas, soterrando toda a nossa energia de vida sob camadas e mais camadas de preocupações.

Este livro é uma tentativa de recuperar essa energia vital das pessoas. Um alerta para quem deseja construir a vida do jeito que sempre sonhou, mas nunca realizou. Uma inspiração para você criar coragem e mergulhar nos chamados da vida. Um toque para motivá-lo a viver com paixão seus projetos.

Esteja atento aos presentes da vida e disposto a abrir suas asas para voar com os passarinhos!


Roberto Shinyashiki






2 comentários:

  1. Minha querida, certa vez aprendi que nosso coração sabe que caminhos devemos seguir, pois é no coração que fica gravada a nossa missão, nosso karma.É preciso, sim, ouvir o que fala o coração.
    E num outro momento alguem me preveniu de que podemos tomar o trem errado nas estações de nossa vida, e depois parar muito longe do itinerário original, tudo porque não ouvimos aquela voz interna nos guiando, ou seja, a voz do coração.
    Parabéns pela coragem e parabéns por saber ouvir o que teu coração diz.
    Um abraço de quem te admira muito.

    ResponderExcluir
  2. Querida Elaine
    Seu comentário como sempre, resume lindamente o que eu tento escrever em tantas linhas!!!
    Nunca estive tão certa do meu caminho! Nunca senti tão forte a certeza de que este é o meu caminho a seguir. Sei que esta certeza será um aliado frente as pedras que surgirão, porque,claro, até o mais lindo caminho tem pedras...
    Acontece...as vezes também...de termos o nosso próprio coração como único guia, enquanto tantas outras pessoas nos dizem ou tentam nos dizer que o caminho está errado...
    Ainda assim, é preciso confiar no que somos, nas nossa intenções, no nosso propósito. E o tempo se encarrega de mostrar o resto.
    Um beijo querida
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Coloque seu temperinho comentando este assunto.